Nova música de Macklemore & Ryan Lewis gera polêmica por falar de racismo e apropriação cultural


Hoje, foi liberada mais uma faixa do This Unruly Mess I’ve Made, próximo álbum da dupla Macklemore & Ryan Lewis. “White Privilege II” é uma colaboração com a cantora Jamila Woods. A música, como o próprio nome diz, trata sobre racismo e apropriação cultura, de forma muito polêmica e sábia.

Mesmo com oito minutos de música, é impossível se distrair, já que, a todo momento, Macklemore mantém a sensibilidade em suas palavras que, somadas ao piano suave de fundo, cria um clima totalmente comovente.



A música passa por batidas diferentes, cenários diferentes e argumentos diferentes, sempre fazendo com que a gente vá memorizando cada fato histórico da exploração negra, levando em conta o lado pessoal, político e cultural. Sempre com muita coerência em suas considerações, o rapper toca em várias feridas, que são muitas vezes escondidas de formas distintas.

Como era de se esperar, “White Privilege II” gerou muita polêmica, principalmente porque Macklemore cita Iggy Azalea, Miley Cyrus e Elvis Presley, acusando-os de terem roubado a magia da cultura negra e, consequentemente tirar dos negros muitas oportunidades. Não demorou muito para tais versos repercutirem pela mídia – que ama se alimentar de controvérsias –, e Iggy Azalea já ficou sabendo disso tudo, não perdendo a chance de comentar sobre no Twitter:

Apesar da maioria ir contra Macklemore, eu estou do lado dele, pois em nenhum momento ele se excluiu dessa apropriação cultural que o mesmo cita – aliás, o rapper já passou por tais acusações também, ele sabe do que está falando. Diferente de muitos artistas, Macklemore simplesmente foi maduro e cantou sobre algo que queria, da maneira mais direta e reta possível. E acho que se ele quiser cantar sobre temas polêmicos e filantrópicos, ele pode. Assim como as letras de Eminem, “White Privilege II” apresenta um caráter bem forte e pesado, porém há honestidade, há revolta em seus versos e é por essa razão que um artista faz música: para defender suas crenças através da arte.

A faixa estará no novo álbum da dupla, This Unruly Mess I’ve Made, que está com data de lançamento prevista para 26 de Fevereiro. Nele já tem músicas de peso, como o grande single “Downtown” e a colaboração com Ed Sheeran, “Growing Up”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário